O MISAF® (Método Integrado de Saúde Física) surgiu como uma resposta para sistematizar todo o trabalho de 30 anos da profissional de educação física Gabriella Poisl.

 

“Integrado” é a palavra-chave. Integrar sempre foi a busca de Gabriella, dentro do escopo da saúde.

 

Gabriella interage constantemente com o médico, o fisioterapeuta, o nutricionista de seu aluno. Ou seja, constitui-se uma equipe multidisciplinar que atua para estabelecer o plano terapêutico do cliente. Deste plano, faz parte a atividade física orientada, personalizada para a necessidade daquele indivíduo.

 

E nesta história de três décadas, muitos dos alunos da Gabriella apresentavam uma demanda específica de saúde. A profissional trabalha com este foco para a melhoria da saúde, promovendo mais do que movimento. Trata-se de um verdadeiro plano de cuidados. Assim, configura-se numa atividade física terapêutica.

 

À atividade física terapêutica, Gabriella também integra seus esforços relacionados à promoção de saúde, buscando ganhos na qualidade de vida de seus alunos. Há todo um espaço de educação para a saúde. Nesse sentido, a profissional realizou a certificação em Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Gabriella se capacitou para auxiliar no delineamento de objetivos e metas de seus alunos em relação à saúde física, dando suporte para que o indivíduo obtenha o engajamento necessário para colocar em prática as estratégias traçadas.

 

A integração, mais uma vez, é reforçada, para que o aluno revisite todos os pilares da sua saúde, sempre interagindo com os demais profissionais da equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo etc.).  Há um olhar profundo sobre o indivíduo. É uma proposta totalmente personalizada e, desse modo, só poderia começar de um jeito: com uma avaliação física detalhada. A partir dela é que as estratégias serão traçadas e acompanhadas.

Logo_MISAF_Registrada3.jpg
"Ênfase na percepção do corpo em movimento".

DIFERENCIAIS:

 

- Avaliação física detalhada e aprofundada;

- Integração com demais profissionais de saúde que atendam o aluno como seu médico de referência e/ou cardiologista, ortopedista,

fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo etc.;

- Uso de técnicas de coach para proporcionar o engajamento ao programa de atividade física proposto.

- Prática de técnicas de respiração e relaxamento (com base no programa de Mindfulness).

Metodologia exclusiva que congrega exercícios de musculação e treinamento funcional terapêutico, condicionamento cardiovascular e liberação miofascial.

 

Em todas as etapas, há uma ênfase no trabalho da respiração e percepção do corpo em movimento. A evolução de um nível de treino para outro acontece de acordo com a resposta individual (não há número de meses determinado) e engajamento no programa.

 

Treino básico – trabalha mobilidade articular, alongamentos, resistência cardiovascular e muscular.

 

Treino intermediário – ênfase maior no treino de força muscular.

 

Treino avançado – engloba as fases anteriores e inclui exercícios mais dinâmicos, com circuito, à medida que ocorre a evolução do condicionamento físico.

Conheça agora o MISAF®

O QUE É: O Método Integrado de Saúde Física (MISAF®) foi criado pela profissional de educação física Gabriella Poisl para trabalhar a saúde física do indivíduo de modo totalmente personalizado, em profundidade, para atingir a melhoria da qualidade de vida de forma sustentável.

 

OBJETIVOS: Compreender as necessidades de saúde do indivíduo, dentro do seu contexto sociocultural, histórico de vida e suas demandas emocionais. A partir dessa compreensão, traçar estratégias de engajamento do aluno para colocar em prática uma atividade física orientada, que atenda plenamente suas demandas de saúde física, num método que permite a continuidade e a satisfação emocional.

PÚBLICO-ALVO: todos que estejam interessados em qualidade de vida por meio do movimento, especialmente aquelas pessoas que necessitem de atividade física orientada e personalizada, para o foco em uma demanda específica de saúde.

Pilares do Trabalho

  • mobilidade articular

  • equilíbrio

  • alongamento muscular

  • resistência muscular

  • força muscular

  • condicionamento cardiovascular

  • exercícios miofasciais 

  • liberação miofascial

  • técnicas de Mindfulness (foco), técnicas de respiração

Referenciais teóricos

  • Na avaliação física: protocolos do Physical Test, de acordo com faixa etária 

  • Técnicas do Coach (Sociedade Brasileira de Coaching) como gerenciamento de agenda

  • Método Core 360 para Musculação e Treinamento Funcional Terapêuticos

  • Fascial Fitness, por Johannes Carl Freiberg Neto, para a Liberação Miofascial

  • Programa de Mindfulness, adaptado pelo psiquiatra Marcelo Trombka a partir do MBSR - Mindfulness-Based Stress Reduction.