Qualidade de Vida
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é definida como a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (WHOQOL Group, 1994, p. 28).
​
Trata-se de uma definição que resulta de um consenso internacional, representando uma perspectiva transcultural e multidimensional, que contempla a complexa influência da saúde física e psicológica, nível de independência, relações sociais, crenças pessoais e das suas relações com características do respectivo meio na avaliação subjetiva da qualidade de vida individual.
​
Nesse contexto, Gabriella Poisl desenvolve projetos voltados à informação e à educação.
​
Conheça a atuação de Gabriella com o foco em qualidade de vida.
​
Informação qualificada
​
Neste site, Gabriella criou um Blog que representa um trabalho de curadoria de informação em saúde, que já disponibiliza quase 300 matérias dentro dos temas da atividade física/sedentarismo, qualidade de vida, nutrição, saúde da mulher, saúde do homem, terceira idade, oncologia e muitos outros. Todos os textos são obtidos a partir de fontes com credibilidade, revisados e, algumas vezes, editados para melhor informar ao seu público. Pautas atuais, que mostram dados científicos, são prioridade para sair do lugar-comum da Internet. Além disso, há entrevistas exclusivas com profissionais que são referência em seus segmentos de atuação.
​
​
Educação para a Saúde Integral
Educar, na concepção de Gabriella, não é só transmitir conhecimentos. Educar diz respeito a apoiar o "aprender a conhecer" de seu aluno. Será ele o protagonista, com as competências para assumir seu autocuidado.
​
E qual o conceito de saúde? A pesquisadora Dina Czeresnia afirma ser a saúde uma capacidade de lidar com as dificuldades. Ela comenta que se busca quantificar, medir o quanto se está saudável ou não. Mas que não é possível tornar a saúde algo estável – ela está no registro da instabilidade, do movimento. Na visão da autora:
“Saber lidar com a perda e com as transformações é fundamental para ser saudável. Uma palavra muito boa para falar em saúde é a criatividade. Ser criativo é esta possibilidade de criar novas formas de vida, criar novos recursos, novas condições, para lidar com as condições que mudam (...).”
​
Por meio de sua formação em Coach, Gabriella se desenvolveu para apoiar seus alunos nessa educação para a saúde. Sem isso, não há engajamento no treino, não se alcança a qualidade de vida.
​