top of page

Cardiologista afirma que exercício é remédio

O cardiologista do Hospital Moinhos de Vento Guilherme Teló explica por que o exercício físico hoje é visto como um remédio a ser prescrito pelos médicos a seus pacientes.

Por que procurar um cardiologista antes de iniciar uma atividade física?

A avaliação cardiológica pré-exercício é importantíssima para descartar patologias que possam colocar a saúde do paciente em risco. Algumas doenças, como a miocardiopatia hipertrófica e a cardiopatia isquêmica, podem estar associadas com arritmias e até mesmo com morte súbita devido ao esforço. Essas condições conseguem ser identificadas por meio de uma avaliação clínica detalhada e mediante a realização de exames cardiológicos complementares.

Quais os benefícios do exercício físico para a saúde do coração?

Os benefícios do exercício vão muito além da sensação de bem-estar e melhora da capacidade funcional. Diversos estudos demonstram evolução dos níveis de pressão arterial, glicemia e colesterol, auxílio na redução de peso. Tudo isso contribui para uma melhor qualidade de vida e longevidade.

Quais as vantagens de fazer um exercício físico com supervisão e acompanhamento (do cardiologista e do profissional de educação física)?

O exercício físico supervisionado é útil para o estabelecimento da carga inicial adequada, que deve ser individualizada, bem como para o acompanhamento da evolução da carga de exercício, diminuindo o risco de complicações relacionadas à prática de atividade física. O rendimento da atividade supervisionada também tende a ser mais produtivo. Além disso, a identificação precoce de qualquer anormalidade, realizada por profissionais capacitados, previne o agravamento de algum problema de saúde.

Atualmente, o exercício físico é considerado um “remédio”? Ele deve ser prescrito pelos médicos? Todos podem se beneficiar ou há restrições?

O exercício é, sem dúvida, um “remédio” muito eficaz e que deve ser prescrito pelos médicos, sendo interessante até mesmo constar no receituário. À exceção de raras condições clínicas que tragam impeditivos, a prática de atividade física é muito benéfica para a maioria das pessoas, mesmo para aquelas com doenças cardíacas identificadas. Isso desde que haja uma supervisão e acompanhamento adequados. Costumo dizer aos meus pacientes com hipertensão arterial que terão de tomar três “remédios” de forma contínua – antihipertensivo, dieta saudável e EXERCÍCIO FÍSICO regular.

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page