Alerta para os atletas de fim de semana

Carlos Henrique Poisl Jr. (Médico do Esporte; Traumatologista e Ortopedista; Médico do Sport Club Internacional) aborda o sedentarismo x atletas de fim de semana.

Quais os principais impactos do sedentarismo no corpo humano?

O sedentarismo, que normalmente é acompanhado por aumento de peso corporal, contribui para alterações cardiovasculares em todas as faixas etárias. Isso ocorre, especialmente, a partir da meia idade.

O corpo humano, decididamente, não foi “projetado” para a inatividade. O sistema músculo-esquelético em movimento manterá as articulações saudáveis, o tônus muscular e uma boa qualidade de estoque ósseo.

Os efeitos psicológicos como a sensação de bem-estar relacionada ao exercício físico regular e adequado, bem como o fortalecimento do sistema imunológico, também devem ser levados em consideração.

Quem é adepto somente do “futebolzinho de final de semana” está em dia com sua agenda de atividades físicas? Ou esse tipo de prática pode ser mais prejudicial do que benéfica?

A atividade esporádica e irregular como o “futebolzinho de final de semana” não é uma boa receita. Uma agenda semanal de atividades deve ser implementada. Julga-se prudente realizar atividades ao menos três vezes na semana, entre 50 e 60 minutos. A regularidade na frequência (3x semana) da prática esportiva proporciona um condicionamento físico capaz de prevenir lesões musculoesqueléticas e eventos cardiovasculares. Importante lembrar que uma avaliação médica pré-participação deve ser realizada. Além disso, deve existir um acompanhamento de um profissional de educação física capacitado para adequar o volume, a intensidade e a frequência dos exercícios.

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square