top of page

LifeLab, medicina de precisão e exercício físico

Pedro Schestatsky é médico neurologista do Hospital Moinhos de Vento e professor na graduação e pós-graduação na UFRGS. Recentemente, lançou o LifeLab, um programa de medicina de precisão inovador no país. A seguir, confira entrevista exclusiva que realizamos com ele sobre isso e sobre a inserção da atividade física neste contexto.

- O LifeLab mapeia o corpo e o estilo de vida do paciente e tem como pilares a prevenção, a predição, a personalização e a proatividade do indivíduo. Como ele funciona?

O Programa LifeLab olha de forma profunda e precisa as áreas mais críticas do seu corpo e da sua vida: seu DNA, sua estrutura corporal e seu estilo de vida, tudo isso para criar um mapa completo sobre você e seu potencial de bem-estar. Traduzimos a linguagem e os dados do seu corpo e um plano de ação para ajudá-lo atingir suas metas pessoais. Além dos “4P’s”, dos pilares já mencionados, estamos incluindo um quinto: Parceria. O médico deve ter um papel de parceiro do seu paciente, em constante troca de informações. O nosso objetivo é a ultra saúde, a vida plena.

- O LifLab mapeia e monitora questões fundamentais do estilo de vida como a nutrição, o sono e a atividade física do indivíduo. Em relação a este último item, quais as recomendações?

A atividade física é um fator chave para ajudar a otimizar o bem-estar. A pesquisa mostra que a atividade física regular pode reduzir o risco de muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e diabetes. Também pode melhorar o humor e a qualidade do sono. Apenas cerca de 30 minutos de exercícios físicos, três vezes por semana, já é suficiente para retardar o envelhecimento cerebral.

Assim, é comprovado que a atividade física influi diretamente no cérebro. Ela é importantíssima para manter o cérebro ativo e saudável. Ela também faz bem para o nosso microbioma*. E já verificamos que os pacientes que praticam atividade física aderem melhor ao nosso programa como um todo.

Também ressalto a importância do aspecto nutricional e do autoconhecimento.

- Há algum tipo de exercício mais indicado para alcançar o bem-estar?

Por meio do estudo do genoma do indivíduo, podemos planejar muito melhor um programa específico de dieta e atividade física. Traçamos um “genoma esportivo”, no qual desenhamos um programa de exercícios para cada corpo. Desse modo, não podemos recomendar um ou outro tipo de atividade. Isso dependerá da situação de cada paciente.

Para uma melhor compreensão do papel do exercício físico e desse contexto de ultra saúde, recomendo a leitura do livro “Transcend: Nine Steps to Living Well Forever”, de Ray Kurzweil e Terry Grossman. Os passos para viver melhor são as iniciais do nome: Talk with your doctor, Relaxation, Assessment, Nutrition, Supplements, Calorie reduction, Exercise, New Technologies e Detoxification.

*O que é o microbioma humano? É o conjunto de bactérias e outros microrganismos que habitam o nosso corpo. Mas, afinal de contas, por que ele é tão importante? Existem cerca de dez células bacterianas para cada célula humana. Juntos, esses trilhões de microrganismos cumprem funções vitais como digestão de alimentos, metabolização de medicamentos, modulação do sistema imunológico, entre outros aspectos vitais. De maneira simplificada, somos apenas 10% humanos. Alguns pesquisadores denominam o microbioma como o segundo genoma.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/03/microbioma-e-ferramenta-poderosa-no-preparo-fisico-e-metabolismo-do-atleta.html

PARA SABER MAIS SOBRE O PROGRAMA E SOBRE O ENTREVISTADO, ACESSE:

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page