top of page

Exercícios e a fotoproteção

  • Gabriella Poisl
  • 16 de jan. de 2017
  • 1 min de leitura

Entrevista exclusiva com Adriana Bigarella Lemos, médica dermatologista. Ela aborda o tema da fotoproteção durante a prática de exercícios ao ar livre no verão.

- Durante a prática de exercícios físicos ao ar livre no verão, as pessoas costumam suar mais. Em função disso, qual o intervalo de reposição do protetor solar nesta condição de maior transpiração? Qual o FPS (fator de proteção solar) mínimo?

A fotoproteção no esporte tem características específicas, dependendo da atividade exercida. O FPS deve ser alto (50 ou mais). Os protetores devem ter muita resistência à água. Na face, recomendam-se veículos em creme mais espessos, a fim de evitar que escorram nos olhos. Para uso corporal, a recomendação é de loções cremosas ou aerossóis. Já na pele molhada, as emulsões mais oleosas são as ideais. A reposição do protetor varia. Mas, em regra geral, deve ser reaplicado após imersão em água ou a cada 2 horas de atividade ao ar livre.

- As roupas com proteção solar são úteis? Quais os tipos/peças mais indicadas? Substituem o uso do protetor por baixo da parte do corpo coberta?

As roupas são muito recomendadas. Os tecidos com fios fabricados com filtros ultravioleta são grandes aliados da proteção e devem ser utilizados rotineiramente, pois substituem o protetor nas áreas cobertas por eles. Além disso, não devemos esquecer dos óculos escuros e do chapéus com abas maiores do que 7,5 cm.

Comentários


Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page