top of page

Já sentiu dores no joelho? Pode ser a condromalácia patelar

A partir de hoje, contaremos com Carlos Henrique Poisl Jr. – Médico do Esporte, Traumatologista e Ortopedista e Médico do Sport Club Internacional – como colaborador nos assuntos ligados a questões ortopédicas. Periodicamente, publicaremos entrevistas com ele. Para começar, ele fala sobre a condromalácia patelar, doença que acomete muitas mulheres. Confira:

Quais as causas da condromalácia patelar? Esta patologia é mais prevalente em mulheres?

A condromalácia patelar (condropatia patelar ou síndrome femoropatelar) é uma patologia em que a cartilagem articular hialina da patela (rótula) encontra-se amolecida. As causas mais prováveis estão relacionadas a desequilíbrios biomecânicos que envolvem o funcionamento da articulação do joelho.

O perfeito encaixe e deslizamento entre as superfícies articulares da patela e da tróclea (sulco femural) pode ser perturbado pela retração muscular dos isquiotibiais, pelos defeitos angulares e torcionais dos membros inferiores (exemplo: anteversão do colofemoral), por transtornos relacionados à lassidão ligamentar, peso corporal excessivo e, principalmente, por alterações ou pressão aumentada entre estas superfícies, decorrentes de exercícios mal conduzidos, de impacto, repetitivos ou de sobrecarga.

A mulher apresenta queixas mais frequentes em relação a essa patologia e uma das razões é o valgismo (pernas em “X").

Exercícios feitos de modo inadequado podem causar esse desgaste na cartilagem? Qual a importância do fortalecimento muscular na região?

Exercícios de agachamento (especialmente se executados e orientados de modo incorreto), com ângulos superiores a 90 graus, aumentando muito a pressão do compartimento anterior do joelho promovem o surgimento da patologia.

O condicionamento muscular é de extrema importância. Grupamentos musculares agonista /antagonista que estão equilibrados em relação à força certamente protegerão a articulação. Ressalta-se, ainda, a relevância de trabalhar os ângulos corretos, com cargas adequadas, respeitando o princípio da individualidade.

Que exercícios físicos devem ser evitados por quem tem a condromalácia patelar e que exercícios auxiliam para a prevenção e manejo da dor?

Os exercícios repetitivos e de impacto como saltos, corrida de longa distância, bem como agachamento devem ser evitados. Os alongamentos musculares com ênfase no grupo posterior da coxa (isquiotibiais) devem ser priorizados.

Essa patologia pode existir sem manifestar dor? E se ela progride para uma condição aguda de dor, quais os tratamentos indicados?

A dor anterior do joelho é o sintoma mais frequente nesta patologia que, eventualmente, vem acompanhado de estalidos e crepitações. A dor, evidentemente, é o balizador para a mudança de treino, readaptações e criação de novas estratégias dentro de um programa de exercícios.

A fisioterapia é o tratamento inicial. Mediante recomendação médica, é possível entrar com antiinflamatórios, analgésicos, condroprotetores e, até mesmo, viscossuplementação. A cirurgia é indicada em raríssimos casos, nos quais uma causa é perfeitamente identificada, ou em casos refratários a qualquer tipo de medida conservadora.

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page