top of page

Saúde acima da estética nos exercícios abdominais

Inicialmente, os exercícios abdominais devem favorecer a estabilização da região central do corpo, conhecida também como “core”. Essa região é composta por músculos abdominais e pela região lombar.

Nesse sentido, a progressão de exercícios abdominais deveria seguir esta ordem: estabilização (exercícios isométricos como, por exemplo, a prancha abdominal), depois flexão e/ou extensão do tronco, seguidos por exercícios de rotação e inclinação e, por último, exercícios que envolvam a potência muscular.

Vale lembrar que essa progressão de treino deve ser prescrita e acompanhada por um profissional de educação física e/ou fisioterapeuta (no caso de pessoas em processo de reabilitação).

A manutenção do músculo abdominal forte (sem necessidade de se ter aparentes os “gominhos”) favorece maior segurança à região lombar e contribui para a redução dos quadros de lombalgia.

Além disso, os músculos abdominais (reto abdominal, transverso, oblíquos internos e externos) exercem função postural, ou seja, com a parede abdominal forte, você manterá uma postura adequada e, assim, contribuirá para o alinhamento corporal, particularmente do tronco.

Por isso, antes de se preocupar com o surgimento dos “gominhos” do abdômen, preocupe-se em ter uma ótima saúde da sua coluna.

Fonte: Gazeta Esportiva / Blog Vida Saudável

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page