top of page

Exercícios e a artrose no quadril

A artrose no quadril, também chamada de osteoartrose ou coxartrose, é um desgaste da articulação que provoca sintomas como dor localizada no quadril, que surge principalmente durante o dia e ao andar ou permanecer sentado por muito tempo.

Esta doença causa degeneração das cartilagens, sendo que é muito comum surgir no quadril, pois é uma região que sustenta boa parte do peso do corpo e que está sempre em movimento e, geralmente, acontece em pessoas acima dos 45 anos, mas também pode acontecer em pessoas mais jovens, principalmente no caso de atletas que utilizam muito a articulação.

O tratamento deve ser orientado pelo ortopedista, e consiste no alívio dos sintomas com uso de medicamentos e fisioterapia. A cirurgia pode ser feita em último caso, quando não há melhora com o tratamento clínico, feita através da raspagem da parte inflamada ou da substituição da cartilagem pela prótese de quadril.

Fortalecimento da musculatura

Algumas mudanças que podem ser úteis quando a dor está instalada: diminuir a frequência ou intensidade da atividade física, reduzir o peso e usar uma bengala, apoiando-a sempre na mão oposta ao lado da dor para diminuir a sobrecarga no quadril.

Os exercícios como hidroginástica, pilates, bicicleta ou outros que não agravem a dor são muito importantes para fortalecer a musculatura e proteger as articulações do corpo. Assim, é recomendado fortalecer os músculos da coxa e fazer alongamentos e exercícios funcionais.

Os exercícios podem ser iniciados com faixas elásticas. Mas é importante ir aumentando o grau de dificuldade, usando pesinhos que podem chegar até 5 kg em cada perna.

Fonte: www.tuasaude.com

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page