top of page

Uso de suplementos na adolescência

Lenice Zarth Carvalho, nutricionista clínica, com especialização em nutrição esportiva e funcional, fala sobre as indicações e os cuidados com o uso de suplementos na adolescência.

Uma dieta saudável e uma vida ativa são suficientes para que jovens conquistem o corpo definido e/ou o desempenho esportivo que desejam? Ou o uso equilibrado de suplementos pode ser benéfico para estas finalidades? Há nutrientes que faltam, que não poderiam ser obtidos na dieta?

Tudo depende da finalidade do treinamento, dos objetivos a serem atingidos. Comer de forma saudável pode suprir as necessidades nutricionais, mas pode não suprir a demanda do treinamento, principalmente se as refeições pré e pós-treino não forem observadas.

Quanto mais exigente um treinamento, maior a possibilidade de resultados e, também, maior a necessidade de cuidar da alimentação. Neste caso, a recuperação depende das várias refeições pós-treino e não apenas do uso de um suplemento ou lanche logo após o mesmo. Assim, tudo depende do tipo de treino.

Para ficar claro: as refeições podem conter os nutrientes adequados, mas os resultados não serão os mesmos se os nutrientes não estiverem bem distribuídos de acordo com a demanda.

É preciso esclarecer que a falta de nutrientes deve ser bem avaliada. Um indivíduo pode ter deficiência de ferro, vitamina D, zinco, magnésio etc. em razão do consumo insuficiente ou por má absorção. Mas, também, podemos ter deficiência de carboidratos ou proteínas adequadas para manter o rendimento e a recuperação do treino. Ambas são situações de deficiências, mas uma de macronutrientes e outra de micronutrientes. E as duas comprometem os resultados do treino.

Começamos a entender que não basta comprar um suplemento de proteínas e achar que é suficiente para garantir os resultados esperados. Suprir as deficiências nutricionais por meio do uso de uma vitamina ou de um suplemento proteico ou de carbo pode ajudar, e muito, mas apenas se existe a necessidade.

Usar complexo de vitaminas e minerais ou whey protein sem indicação pode ser prejudicial. Afinal, mais uma vez, ressalto que tudo depende da necessidade.

O suplemento depende do tipo de atividade física?

Cada modalidade esportiva tem diferentes características que podem aumentar a demanda por carboidratos ou por proteínas. Assim, é benéfico oferecer mais energia para poder executar o treino ou para auxiliar o processo de recuperação das fibras musculares, além de promover a reidratação e a recuperação energética.

A partir de que idade o adolescente pode tomar suplementos? Com quais cuidados e acompanhamentos?

Qualquer indivíduo é capaz de se beneficiar do uso de suplementos. Mas, por exigência dos treinos que são incrementados a partir da adolescência, as indicações podem começar nesta fase. Já os suplementos de vitaminas podem ser indicados desde a infância.

Novamente, é importante avaliar a necessidade, conforme o treino, respeitando o peso corporal, gênero e outras variáveis, pois os excessos podem gerar sobrecargas, principalmente hepáticas e intestinais. Isso compromete a flora bacteriana, o que atrapalharia a absorção de outras substâncias.

Avaliações bioquímicas no sangue, medidas antropométricas e observação de queixas são fundamentais para acompanhar os resultados esperados. Nas mudanças de treinos, estas questões devem ser revisadas, no mínimo, duas vezes ao ano.

Subestimar as necessidades nutricionais com dietas restritas e superestimar os treinos, consumindo produtos desnecessários, estão entre os principais erros dos jovens em busca de resultados. A avaliação e recomendação adequadas podem otimizar os resultados e trazer mais saúde!

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page