top of page

A falta de treino regular pode ser mortal para o homem

Depois de fumar, a falta de exercício físico é a segunda maior causa de morte em homens de idade média, diz um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e publicado na edição online do jornal britânico “Daily Mail”.

A investigação conclui também que “aqueles com menor capacidade aeróbica — o tipo de exercício físico que pode ser medido através do consumo de oxigénio — são muito menos propensos a atingirem a terceira idade”.

De acordo com Per Ladenvall, da Universidade de Gotenburgo, “os benefícios de se ser fisicamente ativo durante a vida são claros. Uma baixa atividade física é um risco maior do que a pressão arterial ou colesterol elevados”.

O estudo teve como base uma amostra de 792 homens suecos, com idades médias compreendidas entre os 50 anos, recrutados em 1963 e acompanhados durante quatro décadas. Deste número e no início, 656 homens fizeram um teste de exercício físico em que tiveram de atingir o limite das suas capacidades físicas. Os restantes tiveram de ser excluídos da investigação porque tinham problemas de saúde que eram impeditivos.

Aos 652 homens foi feita a medição do consumo de oxigênio máximo — o V02. Quanto maior o número nesta análise, maior é a capacidade física da pessoa. Depois da avaliação inicial em 1967, os homens foram seguidos durante 45 anos — até 2012 — sendo que de dez em dez anos eram feitos novos testes físicos.

Os investigadores descobriram que uma boa capacidade de V02 máximo cria um risco menor de morte em 21%. “Descobrimos que baixa capacidade aeróbica foi associada a um aumento das taxas de morte”, disse Ladenvall. E acrescenta: “O risco associado à baixa capacidade aeróbica foi evidente durante mais de quatro décadas e sugere que estar fisicamente ativo pode ter um grande impacto na esperança média de vida.”

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page