top of page

Meditar antes de fazer exercício físico pode diminuir a depressão, diz estudo

Pesquisa de universidade nos Estados Unidos realizada com 52 participantes mostra uma queda da intensidade dos sintomas da doença em 40% depois de oito semanas

A meditação antes da prática de exercício físico pode mudar o cérebro de uma maneira benéfica. E a combinação dessas duas atividades pode ser uma grande aliada no combate à depressão. É o que mostrou uma pesquisa recente da Universidade de Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. As informações sobre o estudo foram publicadas na página do "The New York Times".

O estudo ressalta que a depressão é caracterizada em parte por uma incapacidade da pessoa de não conseguir deter os pensamentos sombrios e tristes. Os cientistas suspeitam que esse padrão de pensamento pode envolver duas partes do cérebro: o córtex pré-frontal, que ajuda a controlar a atenção e o foco, e o hipocampo, que é fundamental para a nossa aprendizagem e a memória.

Em algumas análises, as pessoas com depressão grave tinham um hipocampo menor do que as que não estavam deprimidas. Curiosamente, a meditação e o exercício afetam essas mesmas partes do cérebro, embora de maneiras diferentes. Em estudos do cérebro, as pessoas que meditam há muito tempo, geralmente, apresentam diferentes padrões de comunicação das células cerebrais em relação às pessoas que não meditam.

Essas diferenças, segundo os cientistas, indicam que quem medita possui uma capacidade maior de concentração. Em estudos com animais, o exercício aeróbico aumentou a produção de novas células cerebrais no hipocampo. Ou seja, tanto a meditação quanto o exercício provaram ser benéficos no tratamento da ansiedade, depressão e outros distúrbios do humor.

Uma mudança para lá de significativa ocorreu: os 22 voluntários que sofriam de depressão reduziram a intensidade dos sintomas da doença em 40%, enquanto os participantes do grupo saudável relataram que estavam mais felizes do que no início da pesquisa. Nos testes que foram realizados ao final do estudo, a atividade das células do cérebro no córtex pré-frontal das pessoas com depressão que era quase idêntica à das pessoas saudáveis.

Fonte: Blog Eu Atleta

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page