top of page

Conheça os cuidados que você deve ter ao malhar à noite

O gerente de marketing digital, Raul Costa, 31 anos, é um dos que tem se beneficiado do horário noturno e só assim encontrou uma maneira de se manter firme nos exercícios. "Como sou notívago, tenho mais energia à noite do que pela manhã. Então eu já estava acostumado a sair do escritório e ir para a academia, mas só tinha uma hora para treinar, das 22h às 23h, quando esta fechava. Ter encontrado uma academia 24h me fez criar uma constância. Agora treino de duas a três vezes por semana, de madrugada".

O gerente de marketing digital chega depois da meia-noite e fica até às 2h da manhã no local. "Depois vou para cada, tomo um banho, relaxo e durmo até 9h. Essa mudança de horário de treino me fez dormir melhor e ficar mais disposto", diz.

Mas, afinal, é prejudicial treinar nesse horário?

A verdade é que não existem estudos comprovando benefícios de treinar nesse horário. E o maior problema é se submeter ao risco de desregular ou até se privar do sono. A principal alteração do corpo, de acordo com especialistas ouvidos pelo UOL, é a hormonal, já que a melatonina, conhecida como hormônio do sono, é produzida na parte da noite.

"É esse hormônio que nos prepara para dormir. Mas se, no período da noite, você se expõe à luz e realiza atividade física, pode inibir a produção do hormônio. Às vezes, por estar muito cansada, a pessoa até consegue dormir, mas pouco e com pouca qualidade, já que o organismo não está no momento ideal para o sono", pondera Geraldo Lorenzi, pneumologista e vice-presidente da ABS (Associação Brasileira de Sono).

Outra questão é que o exercício pode servir como um estimulante para muita gente. "Várias ações fisiológicas acontecem durante a noite. O corpo tem uma queda de temperatura para se preparar para dormir. Mas quando a pessoa se excita, acaba acelerando o metabolismo e esquentando o corpo, o que pode retardar ainda mais o início do sono", explica Lorenzi.

Avalie se não está ficando cansado demais durante o dia

Contra a prática de atividades nesse horário, o médico ainda acredita que a nossa sociedade não respeita o sono e pode pagar caro por se privar desses momentos de descanso. "Uma série de estudos já mostrou que quem dorme menos de cinco horas tem maior risco de pressão alta, AVC, infarto e depressão. Tudo porque o nosso sistema de alerta fica ativo por muito tempo e não se recupera".

Na opinião de Lorenzi, quem treina de madrugada precisa avaliar melhor seu horário de sono. "A pessoa precisa avaliar se não está correndo risco de se privar do sono, se está cansado na parte diurna etc. Até porque a inversão do dia pela noite é mais teórica do que prática, pois, no fim, temos que realizar uma série de atividades de dia e acabamos dormindo menos que o necessário", acredita.

Quero malhar nesse horário, e agora?

Os profissionais de Educação Física acreditam que é melhor treinar de madrugada do que ficar sedentário. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Um deles é se organizar para, depois do treino, conseguir dormir o número de horas suficiente. Os especialistas concordam que, provavelmente, não é o melhor horário para treinar. Inclusive, há estudos que mencionam o declínio da capacidade de força depois das 21h. Mas se a pessoa só pode nesse horário, é melhor do que nada. Mas não pode ficar sem descansar de 6 a 8 horas.

Outro ponto importante para quem quer malhar na noite: manter um treino mais enxuto para não atrapalhar o fluxo do sono. E se preparar para levantar mais tarde.

Fonte: UOL

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page