top of page

Atividade física é capaz de minimizar processos inflamatórios no organismo

Estudo mostra que é possível, em apenas seis semanas de exercícios constantes, alterar a composição do microbioma, de maneira saudável, estimulando a ação de bactérias benéficas ao intestino

O microbioma cada vez mais vem ganhando espaço como um aspecto fundamental para a saúde, bem- estar e performance. Muitas vezes, características como falta de energia e vitalidade, depressão e doenças crônicas podem estar associadas a uma alteração na composição da microbiota, conhecida como permeabilidade intestinal.

O intestino humano abriga mais de 100 trilhões de microorganismos, o que representa cerca de 9 milhões de genes (o genoma humano tem apenas 23 mil!). E essa microbiota é composta por aproximadamente 160 espécies diferentes. É ela que promove a digestão e a absorção de alimentos para a produção de energia e fornece folato, vitamina K2 e os ácidos graxos de cadeia curta entre outros. Por esse motivo, o equilíbrio desse sistema é essencial para manutenção da saúde.

Hoje, se sabe que fatores como dieta, obesidade, tipo de parto, estresse e idade podem afetar de maneira significativa a composição e a variabilidade do microbioma. Esses fatores demonstraram contribuir significativamente para a capacidade metabólica e imuno-reguladora do microbioma intestinal ao longo da vida útil. Um outro fator que parece ser importante é o status de atividade física em humanos. No entanto, os efeitos dos exercícios na microbiota do intestino humano ainda não tinham sido explorados.

Dois estudos recentes - um em camundongos e outro em seres humanos - oferecem a primeira evidência de que o exercício sozinho pode alterar a composição da microbiota intestinal. Os estudos foram formulados para isolar as mudanças induzidas pelo exercício de outros fatores - como dieta ou uso de antibióticos - que podem alterar a microbiota intestinal.

O mais interessante, como conclusão, é que, com um programa de atividade física constante, é possível, em apenas seis semanas, alterar o microbioma, de maneira saudável, estimulando bactérias benéficas e que minimizam os processos inflamatórios no organismo.

No primeiro estudo, os resultados foram muito interessantes, mesmo em modelo animal. O principal aspecto foi uma produção maior de N-butirato, um ácido graxo de cadeia curta produzido por determinadas bactérias que promove células intestinais saudáveis, reduz a inflamação e gera energia.

No estudo em humanos, os participantes realizaram exercício cardiovascular supervisionado por 30 a 60 minutos, três vezes por semana, durante seis semanas. As concentrações de N-butirato também aumentaram com a atividade física. Após as seis semanas, os participantes que voltaram ao estilo de vida sedentário diminuíram novamente a composição da microbiota que produz o N-butirato. Também, foi observada uma diferença entre magros e obesos e essa composição do microbioma.

Fonte: Blog Eu Atleta / Globo Esporte

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page