top of page

Janeiro Branco: como anda o seu nível de estresse?

Inicia-se um novo ciclo e, apesar das promessas e metas típicas da virada, o comum é dar continuidade a antigos padrões de comportamento. Responsabilidade em excesso, multiplicidades de papéis, acúmulo de trabalho e compromissos, desgastes com o trânsito e problemas de relacionamento contribuem para o estresse nocivo.

Pelo quarto ano consecutivo, a campanha Janeiro Branco tem o objetivo de conscientizar a população sobre os danos à saúde causados pelo estresse. Reação natural do organismo, com componentes físicos, psicológicos, mentais e hormonais, que ocorre quando surge uma necessidade de adaptação, o estresse em excesso faz mal para a saúde e pode estar associado a doenças como hipertensão, diabetes e alterações na tireoide.

O que pouca gente sabe é que existe o estresse bom. O EUSTRESSE é impulsionador e manifesta-se em situações de pressão e enfrentamento, promovendo mudanças rápidas nas atividades fisiológicas, como descarrega de importante dose de adrenalina no sangue e, por consequência, aumento dos batimentos cardíacos, frequência respiratória e glicose. Nessas situações, o organismo produz adrenalina, que dá ânimo, vigor e energia, favorecendo a produtividade e criatividade.

Quando passa a ser constante e danoso, o Eustresse vira Distresse. “O estresse negativo é o estresse em excesso. O estresse do dia a dia, quando acumulado, pode afetar a sua saúde. Fala acelerada e em alto volume, impaciência, insônia, fadiga, dificuldade de concentração e de memorização, dores musculares e dores de cabeça são alguns sinais de alerta do estresse. Quanto maior a exigência, maior é o estresse.

A chegada de um ano novo é sempre momento favorável para colocar em prática novos hábitos que favoreçam a qualidade de vida. O ideal é aprender a gerenciar a tensão com momentos de pausa e relaxamento, evitar traçar metas difíceis ou impossíveis de serem alcançadas, buscar uma alimentação balanceada e saudável, fazer atividade física de forma regular, buscando práticas alternativas e complementares, como yoga, massoterapia e sessões de acupuntura . Estabelecer equilíbrio entre a jornada de trabalho e o repouso, além de manter contato com a natureza certamente ajuda a combater o estresse. Afinal, o que mais desejamos e merecemos é uma vida com qualidade.

Fonte: Walter Viterbo / CRM 11188Graduado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (1992). Atua como médico nos Hospital das Clínicas, Hospital da Bahia, Hospital Espanhol, Clínica Viterbo e Clínica Salvador. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Anestesiologia, Acupuntura e Algologia Acupunturista e Anestesiologista (tratamento da dor) / Site ISaudeBahia

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page