top of page

Agosto azul: 4 cuidados fundamentais para a saúde do homem

É inegável a importância de campanhas de conscientização e incentivo à prevenção e detecção precoce de diversas doenças que atingem crianças, adultos e idosos em números cada vez maiores. Uma das campanhas mais conhecidas atualmente é chamada de Outubro Rosa, e tem por objetivo educar as mulheres a respeito das causas, tratamento e diagnóstico do câncer de mama.

Para o público masculino, também existe uma campanha que busca chamar a atenção para a importância de hábitos saudáveis e preventivos para a saúde do homem: o Agosto Azul.

Os dados são alarmantes: estima-se que 60% dos homens só procuram o consultório médico quando uma doença já está em estágio avançado, muito tempo depois que os primeiros sintomas se manifestaram.

Para mudar essa realidade, as campanhas se utilizam de diversas estratégias, que vão desde a disponibilização de exames e consultas, que ocorrem durante todo o mês em diversas cidades do país, até sugerir que as mulheres incentivem os homens em sua vida (maridos, pais, filhos, amigos) a fazer os exames de rotina e consultas preventivas regularmente.

A falta de cuidados com a própria saúde e o estilo de vida dos homens os torna mais vulneráveis às diversas doenças graves e crônicas, em especial obesidade, doenças cardiovasculares, problemas gástricos, câncer de próstata e doenças relacionadas ao tabagismo (como câncer de pulmão, bronquite e enfisema).

A campanha iniciada pelo Agosto Azul visa orientar a população masculina sobre a importância de manter um estilo de vida saudável e com foco na prevenção de doenças — não apenas em agosto, mas durante todo o ano.

Cuidados fundamentais para a saúde do homem

Praticar atividade física

O sedentarismo é um dos principais vilões da saúde, aumentando consideravelmente o risco de doenças que afetam a qualidade de vida. A prática de atividades físicas ou esportes (como futebol, basquete, ciclismo) pode melhorar o condicionamento físico, a capacidade cardiorrespiratória e a força muscular, fortalecer as articulações e músculos e auxiliar no controle do peso.

Pequenas mudanças no estilo de vida, como trocar o elevador pelas escadas e fazer pequenas caminhadas todos os dias, também podem ter um impacto positivo na qualidade de vida e no bem-estar.

Manter uma alimentação saudável

O excesso de comida ultraprocessada e refeições pobres em nutrientes e ricas em gordura, sódio e açúcar pode trazer consequências graves para o organismo, como o aumento do risco de diabetes e hipertensão.

Em contrapartida, manter uma alimentação saudável, baseada em frutas, vegetais, hortaliças, laticínios e carnes magras e cereais integrais, beber pelo menos 2 litros de água por dia e evitar alimentos sem valor nutricional é essencial para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças.

Evitar o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas

Uma dupla perigosa para a população masculina: o cigarro e o abuso de bebidas alcoólicas são fatores de risco associados a diversos problemas de saúde que afetam, em sua maioria, os homens.

O hábito de fumar, por exemplo, está relacionado a mais de 50 doenças, entre elas impotência sexual, úlceras, infecções respiratórias, AVCs e enfisemas. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por sua vez, apesar de socialmente aceito, pode comprometer o coração, o fígado e até o cérebro, além de aumentar o risco de acidentes de trânsito.

Visitar o médico regularmente

O principal objetivo de campanhas como o Agosto Azul é conscientizar a população sobre a importância das consultas de rotina e docheck up periódico. Desse modo, garante-se prevenção e diagnóstico precoce de doenças e distúrbios que podem ser tratados mais facilmente em seu estágio inicial. A resistência dos homens em procurar um médico mesmo quando apresentam algum sintoma é um dos principais desafios relacionados ao atendimento da saúde masculina.

Nesse Agosto Azul, fica a reflexão: você está cuidando da sua saúde? Que tal colocar em prática os cuidados para se manter sempre saudável e agendar o seu check up?

Fonte: gastro.com.br

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page