Dez dicas para se exercitar no calor
- Gabriella Poisl
- 17 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Os princípios de regulação da temperatura são fáceis de entender. No entanto, o mais difícil é determinar o risco de insolação em qualquer indivíduo em um dado momento. Mas é isso que os profissionais, treinadores e médicos do esporte precisam fazer para manter os atletas seguros e bem em condições extremas de calor.
Uma abordagem é usar dados sobre variações ambientais de temperatura, umidade e radiação, bem como a frequência cardíaca e a tolerância aeróbica do indivíduo. Essas variáveis combinam-se em uma fórmula para fornecer uma pontuação de risco de estresse por calor.
A implementação de um questionário de triagem pré-exercício para avaliar o risco de estresse por calor é sempre desejável em atletas, independentemente da idade ou condição física. Normalmente, essa triagem deve incluir uma avaliação de considerações médicas gerais, além de lesões ortopédicas.
Os fatores de risco do próprio individuo para doenças causadas pelo calor e pelo esforço incluem um episódio anterior de insolação, baixa aptidão cardiovascular e física, aclimatação inadequada ao calor, desidratação ou desequilíbrio eletrolítico, doença febril recente, privação do sono, uma mentalidade de 'nunca desista', um nível incomumente alto de motivação ou zelo e uso de drogas questionáveis ou suplementos termogênicos.
Muitos desses fatores podem ser identificados durante uma triagem de rotina. Pesquisas recentes apoiam a extensão do escopo para incluir mais indicadores de condições cardiovasculares, respiratórias e médicas em geral, incluindo doenças causadas pelo calor advindo do esforço.
Dicas
Faça uma avaliação individualizada com seu médico do esporte e equipe. Está claro que o desempenho físico máximo somente pode ser alcançado por um atleta que esteja em boas condições físicas. A falta de condicionamento prejudica o desempenho de um atleta que participa de atividades em altas temperaturas. Os treinadores devem conhecer a condição física de seus atletas e definir os horários de prática de acordo com isso;
Use roupas confortáveis e adequadas ao esporte e clima. Jamais use roupas emborrachadas, que evitem o resfriamento corporal por evaporação;
Nos esportes coletivos, faça pausas de resfriamento frequentes;
Procure por sombra e água gelada nos intervalos de descanso;
À medida que a temperatura aumenta, reduza o ritmo e a duração da prática e aumente os intervalos para descanso;
Nas corridas de rua, mantenha-se hidratado. Corra confortavelmente, evite sprints longos e respeite seus limites;
Uma semana ou duas de atividade física intensa no calor, treine alguns minutos ao ar livre para acelerar a aclimatação ao calor. É necessário que um atleta se exercite no calor para se acostumar com ele;
Atletas que dormem mal ou que apresentem vômito, diarreia ou febre estão mais propensos à insolação. O mesmo se aplica ao uso de diuréticos ou ao consumo de álcool.
Antes de se expor ao esporte intenso, um banho frio pode reduzir a temperatura central e aumentar a resistência contra a insolação;
Hidrate-se antes, durante e após a prática!
Fonte: Blog Eu Atleta







































































Comentários