A importância da avaliação física
- Gabriella Poisl
- 9 de mar. de 2017
- 3 min de leitura
Começar uma atividade física e sentir os benefícios que ela traz para o seu dia a dia é um grande prazer. E todos podem desfrutar desta qualidade de vida, só depende da força de vontade. Mas não basta apenas procurar uma academia e começar a treinar. Antes, é preciso realizar uma avaliação física completa com um profissional qualificado. Esta avaliação é fundamental para preservar a sua saúde e garantir o sucesso do seu treinamento.
Seja qual for o seu objetivo (perder peso, ganhar massa muscular ou condicionamento, por exemplo), a avaliação física é o primeiro passo que você deve dar em busca dele. Começar qualquer atividade sem antes se consultar com um educador físico é um risco que pode ter consequências negativas para o seu corpo.
Mas a avaliação não serve apenas para evitar problemas, ela também influencia na sua rotina de exercícios, pois com ela será possível identificar detalhes do seu corpo que precisam de atenção especial. Não só a sua primeira avaliação física é importante, como também é fundamental uma reavaliação para ajustar seu treino de acordo com sua evolução e metas.
Para que você não esqueça de fazer sua avaliação física, listamos 3 motivos que reforçam sua importância para o treinamento:
1- DESENVOLVER UM PROGRAMA DE TREINAMENTO PERSONALIZADO
A avaliação física é um exame completo do seu atual estado físico e condições de saúde. Essas informações são importantíssimas para orientar o seu professor na hora de criar o melhor programa de treinamentos para você. Quanto mais dados ele tiver, mais personalizado será o seu treino.
Você começará a atividade com a carga de esforço e frequência ideal para o momento, evoluindo gradativamente e contribuindo para que seus objetivos sejam atingidos mais rapidamente e da maneira correta. Será estabelecida uma frequência cardíaca adequada, de acordo com seu condicionamento físico atual, na qual poderá otimizar a perda de gordura e melhorar sua capacidade cardiovascular. Isso só será possível com uma avaliação física feita por um profissional qualificado.
2- IDENTIFICAR PECULIARIDADES PESSOAIS E FATORES DE RISCO
Outro ponto importante para desenvolver o melhor treino é conhecer todos os seus pontos fortes e fracos, além de saber se existem fatores de risco. A avaliação física vai levantar todo o seu histórico de doenças e de sua família, bem como lesões anteriores e desvios posturais significativos.
Tudo isso será apontado na avaliação física, por meio dos seguintes exames:
- Anamnese: entrevista para identificar o histórico pessoal, problemas de saúde, restrições médicas, uso de medicamentos e objetivos do aluno.
- Antropometria: exame para conhecer as medidas corporais como peso, altura e perimetria.
- Composição corporal: através do compasso de dobras é possível identificar seu peso magro e de gordura.
- Análise postural: serve para identificar possíveis desvios da coluna vertebral, além de desequilíbrios musculares.
- Análise neuromotora: flexibilidade e amplitude articular.
- Teste cardiorrespiratório: é o famoso teste da esteira, que monitora a atividade cardiorrespiratória e determina uma frequência cardíaca adequada ao seu condicionamento físico atual.
3- ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO
Periodicamente, o seu professor vai requisitar uma nova avaliação física para monitorar a evolução do seu treinamento. Ao comparar com os resultados anteriores, ele avaliará o desenvolvimento do treino e fará alterações na sua ficha de acordo com sua evolução, variando exercícios, intensidade, frequência e estabelecendo novas metas para a próxima etapa.
Assim, a avaliação física não é uma mera formalidade para dar início aos seus treinos. Ela é um importante meio de conhecer o aluno, antes e durante as atividades, contribuindo para que o programa atenda a todas as suas necessidades e que você possa alcançar seus objetivos de maneira saudável.
Fonte: Blog Companhia Athletica







































































Comentários