top of page

Dicas de cuidados com os pés e com a postura ao caminhar

Você já reparou na maneira que pisa ao caminhar? E a postura, como fica? O ortopedista Moisés Cohen e a fisioterapeuta Laura Proença alertam que é importante prestar atenção ao jeito de andar e a forma de carregar bolsas e mochilas ao longo do dia, como uma maneira de evitar dores e até lesões maiores.

Para começar, os especialistas abordam a parte do corpo que sustenta a caminhada, que são os pés – segundo a fisioterapeuta Laura Proença, o ideal é apoiar todo o pé na hora de pisar, para trabalhar toda a articulação.

Para algumas pessoas, no entanto, esse movimento pode não ser tão simples – no caso da professora de educação física Leila Corso, por exemplo, a dor na sola do pé, chamada de fascite ou fasceíte plantar, atrapalhava bastante o dia a dia. Essa dor é mais comum do que se imagina e acontece quando há uma inflamação da fáscia, estrutura que começa no osso do calcanhar e se estende até a base dos dedos. Para tratar, as opções são a fisioterapia e medicamentos.

Outro fator que pode atrapalhar a caminhada é o que os médicos chamam de “pé equino”, quando o paciente anda na ponta dos pés. O problema é mais comum nas crianças, não porque elas têm alguma limitação nos pés, mas porque se acostumam com essa pisada – no entanto, se a criança não conseguir mesmo encostar os calcanhares no chão, pode ser um problema de encurtamento do tendão calcâneo, o que pode exigir cirurgia.

Fora os pés, os especialistas apontam ainda outros cuidados em relações a outras partes do corpo como as costas, por exemplo. Ao usar bolsas, o ideal é revezar o ombro e encurtar a alça; já as mochilas devem ter 10% do peso da pessoa que a carrega, especialmente as crianças. E é preciso sempre utilizar as duas alças, como alerta o ortopedista Moisés Cohen. Para as mulheres, a dica é evitar o uso de sapatos muito altos todos os dias e preferir saltos menores.

Fonte: Portal Educação Física

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page