top of page

Má informação também pode prejudicar a saúde física do idoso

  • Gabriella Poisl
  • 5 de jul. de 2018
  • 1 min de leitura

Quando a idade vem chegando, os idosos começam a sofrer com alguns problemas erroneamente considerados normais para a idade, como dores nas articulações, nos ossos e até mesmo no equilíbrio. Muitos desses problemas podem ser causados pela falta de atividade física ou pela atividade física exercida de forma incorreta.

O professor Carlos Roberto Bueno Júnior, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP, explica que a prática de atividade física é muito importante, porque colabora para a perda de gordura no sangue, ajuda a diminuir os altos índices de açúcar, ajuda no emagrecimento, sem falar da importância para o desenvolvimento muscular. “A atividade física aplicada ao idoso deve ser muito bem analisada, principalmente pelo fato dessa população ter mais dores e apresentar certas limitações. Por isso, as atividades prescritas devem ser feitas, principalmente, analisando essas limitações”, diz o professor.

Exercitar-se, por si só, já colabora para o desenvolvimento da massa muscular, melhora a circulação sanguínea e aumenta a capacidade cardiorrespiratória, entre outros benefícios. “Para os idosos, os benefícios são bem semelhantes. Entretanto, as práticas que eles devem exercer devem sim ter um certo índice de intensidade, pegar um determinado peso ou aumentar a frequência”, afirma Bueno Junior. O professor conclui: “Antes de mais nada, você deve perguntar o que o idoso sente, qual é a sua limitação, e aí sim poderá indicar uma atividade adequada para ele”.

Ouça a entrevista do professor em: Rádio USP

Comentários


Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page