top of page

Os riscos de copiar treinos na internet

O avanço da tecnologia caminha lado a lado com melhores condições para atletas e iniciantes melhorarem sua performance. Postagens com dicas de treino nas redes sociais são comuns, bem como os compartilhamentos de conselhos para nutrição, medicação e exercícios específicos. Mas tenha cuidado! Muitas dessas dicas ou sugestões não são seguras, ou seja, não passam pela aprovação de um especialista sobre o assunto.

Recorrer a dicas assim é um risco que, em alguns casos, pode gerar consequências para o corpo humano. Lesões, problemas de saúde, dificuldades nas articulações, entre outras diversas situações que podem atrapalhar os treinos e até se tornarem quadros mais sérios no futuro.

Para o professor especialista Edgard Batista, o treino deve ser desenvolvido pessoalmente, pois muitas pessoas pegam treinos das redes sociais e não têm conhecimento do que elas estão fazendo, ou simplesmente não respeitam as etapas e não passam por um processo de aprendizagem motora do próprio movimento. Não ter conhecimento sobre esse processo de movimento pode fazer com que o indivíduo potencialize alguma lesão em algum músculo que não esteja estabilizado para exercícios físicos.

“Uma ajuda profissional é necessária, porque, caso o aluno tenha alguma instabilidade em alguma parte do corpo, o professor irá saber como exercitar aquela região”, completou Edgard.

Outro caso muito comum nas redes sociais é a consultoria. Professores costumam vender treinos na internet para os alunos. “Muitas pessoas fazem consultoria online, o que gera outro problema. Mesmo que o aluno tire suas dúvidas pelas redes sociais, o professor monta sua planilha de treino a partir do que é dito pelo aluno, ou seja, ele não irá saber quais as reais condições do aluno. É muito frequente para quem gosta de exercícios e desafios, achar que está em um nível maior do que realmente está”.

Mesmo fazendo consultoria online, Edgard ressaltou a importância do professor acompanhar o aluno pessoalmente. “Gosto de ver o aluno se adaptando e crescendo de modo compatível às suas próprias condições. Já conheço alunos que se machucaram pegando treinos pela internet e executando-os com independência”.

Para além do questionamento dos treinos que não são feitos por especialistas, o problema maior está na atitude do aluno, que não tem muito conhecimento sobre o assunto e executa esse treino sem nenhum conselho ou ajuda profissional. Dessa forma, deixamos o recado: não corra esse risco! Procure um profissional de educação física e peça uma prescrição de exercícios específicos para você.

Fonte: www.educacaofisica.com.br

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page