top of page

Ficar sentado e os problemas à saúde

O ato de sentar é uma das melhores e mais gostosas formas de relaxar e descansar. No entanto, como tudo que é exagerado não é bom, o nosso corpo também sente os efeitos quando ficamos muito tempo sentados.

É comum muitas pessoas passarem grande parte do dia nessa posição, especialmente durante o horário de trabalho ou em casa, vendo televisão. Ficar sentado, por exemplo, ao menos seis horas diárias, ainda que divididas em três horas de manhã e três à tarde, pode causar muitos problemas de saúde.

Normalmente, quem trabalha em um ambiente corporativo, seja em escritório, banco ou em caixas de recebimento, as vezes passa o dia todo sentado, sem perceber que não levantou sequer um minuto para beber água ou ir ao banheiro. Quando ficamos muito tempo sentados acontecem algumas alterações fisiológicas e estruturais em nosso corpo e que fazem muito mal à saúde e à qualidade de vida.

Entre essas alterações importantes que o corpo sofre estão o enfraquecimento dos músculos, a lentidão do metabolismo, o maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além do aumento do mau colesterol e do risco de desenvolver diabetes.

O enfraquecimento dos músculos diminui sua força, mobilidade, agilidade e coordenação e o deixa mais suscetível a lesões e quedas. Com esse enfraquecimento, o metabolismo desacelera, aumentando e muito o risco de doenças cardiovasculares, pois, a queima de gordura estará baixa e com aumento do mau colesterol isso se agrava ainda mais.

Ao se passar muito tempo sentado, o corpo produz menos insulina, que tem a função de recolher a glicose (açúcar) do corpo e, assim, se eleva de forma perigosa o risco de se desenvolver diabetes. Ou seja, novamente é a ciência nos relatando que não ter uma vida ativa é muito prejudicial ao longo do tempo e que impacta diretamente em sua saúde e qualidade de vida.

Então, para você que fica sentando muito tempo todos os dias, aproveite o tempo quando for beber água, ir ao banheiro ou conversar com alguém para se movimentar. Se perceber que isso não acontece de forma natural, tente de hora em hora se levantar e caminhar um pouco, aproveitando para mexer os ombros, pescoço, braços, alongar as costas, o peito e as pernas. Para isso, basta reservar de dois a cinco minutos apenas, com uma sequência de exercícios simples.

Fonte: Gazeta Esportiva

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page