top of page

Sacroileíte: o que é e como tratar a inflamação que limita os corredores

Uma das causas comuns de dores nas costas e quadril dos corredores é a sacroileíte. Essa dor pode ser decorrente da disfunção da articulação sacroilíaca (SI), que é a articulação entre seu sacro e ílio. A dor ocorre quando a articulação se torna rígida ou solta. Para as mulheres, a articulação é mais propensa a se soltar durante a gravidez e o ciclo menstrual.

Sinais e sintomas de dor sacroilíaca

A dor relacionada à articulação SI pode ser semelhante à dor lombar, muitas vezes irradiando para as nádegas ou para o posterior da coxa. O tipo de dor pode ser aguda, pontiaguda ou opaca, e geralmente localizada em um lado da pélvis / região lombar, virilha ou cóccix, com ou sem sintomas de irradiação para a perna.

Problemas com a articulação sacroilíaca podem levar ao seu corpo a supercompensar ou mover-se de forma não natural. Causas da dor podem ser de:

  • Diferentes tipos de artrite lombar secundária à fusão das vértebras

  • Cair de um lado do corpo

  • Hipermobilidade do quadril

  • Overtraining, treinos com sobrecarga

  • Desequilíbrios musculares

Embora a dor relacionada à disfunção do SI pareça inevitável, há uma série de opções de tratamento que podem trazer alívio. A primeira coisa a tentar é descansar. Tire uma folga das atividades que estão causando dor, como correr, o que coloca estresse repetitivo na articulação.

Procurar um médico do esporte é crucial para encontrar a raiz da sua dor, especialmente se está limitando seus treinos ou diminuindo performance. Obter uma avaliação da sua lesão pode levar a opções que podem incluir medicação, testes diagnósticos adicionais e fisioterapia a princípio.

Tratamento

Gerenciar os sintomas atuais e evitar futuras dores, essa é a chave do sucesso. Inicialmente deve-se avaliar a amplitude de movimento e a força no quadril e na região lombar. Testes especializados podem descartar qualquer outro problema que exija intervenção médica.

Exercícios de fortalecimento: a força melhorada nos músculos abdominais inferiores, do assoalho pélvico e das nádegas estabilizará as articulações sacroilíaca e espinhal para impedir o movimento da articulação com a atividade;

Exercícios de alongamento: aumentar a flexibilidade dos músculos tensos das costas, quadris e membros inferiores pode aliviar o estresse na articulação SI.

Fonte: Blog Eu Atleta/Globoesporte / Artigo de Ana Paula Simões, Professora instrutora e mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de SP.

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page