top of page

Princípio da adaptação – tanto para o aluno, quanto para o treinador

Dentre os princípios básicos de um bom treinamento – individualidade biológica, sobrecarga, progressão, especificidade, reversibilidade, variabilidade e adaptação – hoje quero falar sobre este último.

A adaptação se refere às alterações provocadas no organismo em decorrência do exercício físico. O corpo reage ao estímulo e se adapta, se modifica. É preciso que exista uma atividade sistemática, com determinado volume e intensidade. O profissional de educação física realiza este planejamento para que a atividade tenha método e regularidade, com volume e intensidade adequados. Se o estímulo for fraco demais, não provoca adaptações. Se for forte demais, pode acarretar danos para o corpo do aluno.

Por isso, não é simples prescrever um treino de qualidade. Temos que estar sempre atentos não somente aos estímulos do exercício em si, mas também à capacidade de adaptação do aluno naquele dia específico. Afinal, ele está recebendo estímulos o tempo todo, relacionados ao seu estado de saúde mais amplo, àquilo que já se passou em seu dia ou no dia anterior; enfim, a tudo o que envolve sua estrutura física e emocional do momento.

Aí entra também a adaptação do treino para que este seja positivo, motivador e capaz de proporcionar as adaptações fisiológicas adequadas para o aluno naquele dia. Fazer isso rapidamente, ao receber o aluno no dia, requer know how e insights que só surgem porque temos uma trajetória de práticas e estudos. Além disso, requer uma habilidade empática que temos que aprimorar sempre.

Assim, entendo que este princípio da adaptação é um grande diferencial da minha proposta. Recebo o feedback positivo dos alunos, que, nessa forma de trabalho, sempre aderem ao treino e finalizam a atividade satisfeitos, mesmo naqueles dias que não são bons.

Fonte: Artigo de Elisandra Campos, Profissional de Educação Física com especialização em Cinesiologia e Reestruturação Corporal Global, Mestre em Ciências da Saúde com ênfase em cardiologia pelo Instituto de Cardiologia.

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page