Sedentarismo deixa as mulheres 8 anos mais velhas
- Gabriella Poisl
- 6 de fev. de 2017
- 1 min de leitura
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que mulheres sedentárias são biologicamente oito anos mais velhas do que aquelas que praticam atividade física regular.
A análise foi feita com 1.481 mulheres norte-americanas de 64 a 95 anos. Os especialistas identificaram que as participantes que ficavam sentadas dez horas ou mais por dia e faziam menos de 40 minutos de exercício diário eram, pelo menos, oito anos mais velhas.
Para chegar a esta conclusão, eles mediram o tempo parado com um aparelho usado ao longo do dia, que verificava o movimento de cada pessoa. De acordo com os pesquisadores, a ligação entre ficar muito tempo sentado e pouca atividade física poderia ser responsável pelo envelhecimento das células.
Além disso, os investigadores tinham como objetivo medir a influência da falta de exercício no comprimento dos telômeros de células de defesa. Os telômeros são componentes que ajudam a proteger as células da deterioração e a evitar mutações nocivas. Porém, com o passar dos anos, eles se desgastam naturalmente, fazendo a célula funcionar mal e justificando o aparecimento de doenças.
Desta forma, as mulheres sedentárias teriam os telômeros ainda mais afetados, já que a prática de exercícios ajuda na proteção das células. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um mínimo de 150 minutos semanais de atividade física moderada.
Fonte: Site Minha Vida







































































Comentários