top of page

Idosos: cuidados alimentares para preservar a massa muscular

  • Gabriella Poisl
  • 14 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Composta por tecido ósseo, proteína e água, a massa muscular é fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Com o envelhecimento do indivíduo, é natural que esse componente corporal diminua seu volume gradativamente, trazendo falta de definição muscular, desconforto, dores, fraqueza, dificuldade de locomoção, além de maior facilidade para fraturas e contusões mesmo em movimentos menos intensos e pequenas quedas.

Além do envelhecimento, outros fatores também podem contribuir para que o corpo perca seu percentual de massa muscular, como problemas hormonais e sedentarismo, que aceleram o processo de degradação das células.

Como prevenir a perda de massa muscular em idosos?

Para que seja possível retardar o processo de envelhecimento - e consequentemente a perda de massa magra - existem dois pilares de tratamento que se complementam e são fundamentais: a alimentação e o exercício físico. Continue acompanhando nosso post e veja algumas dicas para melhorar seu índice muscular e sua qualidade de vida.

Atividade física

A musculação ou outras atividades anaeróbias (pilates e outras atividades voltadas ao ganho de massa magra) são fundamentais para aumentar a massa muscular . Na terceira idade, a prática também é permitida com as adequações necessárias para a idade.

Ainda que a perda muscular já seja intensa, assim como a fraqueza para realizar atividades simples, o indivíduo poderá começar uma série leve de treinos e ir aumentando gradativamente, de acordo com a evolução do exercício. Desde que sejam sempre acompanhados por especialistas, os idosos poderão se beneficiar intensamente com a prática e sentir mais confiança e disposição para fazer suas atividades do dia a dia.

Alimentação

Para que os exercícios tenham o resultado esperado, a alimentação também precisa seguir a mesma lógica - o que exige uma certa disciplina e mudança de hábitos. Além de priorizar o consumo de proteínas e alimentos ricos em nutrientes, os ácidos graxos também podem otimizar os resultados em relação a perda de massa muscular em idosos e melhor a saúde de modo geral.

Utilizar ou não suplementos alimentares?

A perda muscular na terceira idade é um pouco mais acelerada do que em indivíduos mais jovens. Nesse sentido, o auxílio de suplementos nutricionais pode significar uma ajuda importante para acelerar e melhorar os resultados dos exercícios e da alimentação. No entanto, é importante ressaltar que a utilização de suplementação deve ser acompanhada de perto por nutricionistas, geriatras e demais especialistas.

Fonte: Portal Terra

Comentários


Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page