top of page

PARTE 2: MISAF é uma educação para o movimento

- O MISAF proporciona uma maior consciência do corpo. De que modo o método Mindfulness se relaciona com esse processo?

Mindfulness é o método para a atenção plena, que permite estar no momento fazendo exatamente aquilo que tem que ser feito, desde o aprendizado/reaprendizado do movimento até o treinamento mais tradicional de força, resistência muscular. Por isso, trabalhamos alinhados com a filosofia Mindfulness, para proporcionar ao aluno o melhor aproveitamento de seu treino.

- Quando falamos em melhor aproveitamento, podemos relacionar com uma evolução no treino também?

Sim. O MISAF apresenta treinos desde o nível básico até o nível avançado. E o nível depende da avaliação física inicial e da evolução de cada um. Para evoluir, é preciso frequência. Este é um ponto muito importante. Constantemente, me perguntam com que periodicidade é preciso realizar o treino dentro da proposta do MISAF. A resposta: no mínimo duas vezes por semana. Claro que, se o aluno tem uma dificuldade inicial de agenda, pode começar com uma vez na semana. Isso é válido para dar os primeiros passos em direção à mudança. Fisiologicamente, o ganho será pequeno. Com duas vezes em treino no MISAF e outras atividades físicas como caminhadas, tarefas domésticas, sair com os cachorros, por exemplo, o aluno atinge o tempo mínimo de 150 minutos semanais em movimento preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas reforço: é preciso, no mínimo, duas vezes na semana de atividade personalizada, individualizada e orientada para levar para casa a consciência do melhor movimento.

- Esse “melhor movimento” repercutirá em todas as esferas da vida? Qual o impacto disso na prática?

Ao longo dessas décadas, tenho diversos exemplos de alunos que conseguiram mudar seu estilo de vida de modo profundo. Seguindo um programa de treinamento motivador, alteraram também os hábitos alimentares, o gerenciamento do tempo para alcançar um controle mais eficaz do estresse. Além disso, conectando-se melhor com o corpo e seus movimentos, passaram a praticar técnicas de mindfulness, estando mais presentes e atentos a tudo o que fazem, tirando o melhor de cada momento, inclusive do seu treino. Sem dúvida, é um círculo virtuoso.

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page