top of page

Fratura por estresse: do diagnóstico ao tratamento

Vários fatores predispõem à fratura por estresse; entre eles, erros de treinamento, como progressão rápida do treino; volume (correr mais de 32 km/semana), aumento súbito, não gradual da intensidade do exercício; recuperação pós treino inadequada; calçado desgastado, com baixa absorção de impacto, superfície do solo muito rígida, irregular, desnivelada; exposição a condições climáticas extremas de treino, não aclimatação.

Fatores intrínsecos do atleta também contribuem para esta lesão como sexo feminino, tipo de pisada, tipo de pé, baixa massa muscular, emagrecimento rápido, hábitos nutricionais inadequados, baixo condicionamento físico e emocional, baixa flexibilidade, técnica e gesto esportivo incorretos, membros inferiores de tamanhos discrepantes, predisposição genética, alterações endócrinas e metabólicas.

Por que a fratura ocorre?

O despreparo muscular para exercer ação protetora óssea e a sobrecarga repetitiva ao osso podem ocasionar fraqueza óssea e microfraturas. Com a continuidade do exercício, o tecido ósseo não tem tempo suficiente para remodelar-se e readaptar-se, podendo levar à fratura completa do osso.

O que se sente?

Dor no local da fratura durante corrida, que persiste com continuidade do exercício, associada à mudança do treino (aumento do volume, intensidade, mudança da superfície do treino) ou alteração do tênis de corrida ou mudanças alimentares (dietas restritivas, emagrecimento rápido, balanço energético negativo).

Como é feito o diagnóstico?

A suspeita ocorre com a investigação dos fatores de risco do atleta (treino, composição corporal), com as características da dor (em geral, localizada e piora com exercício) e com exame físico. A confirmação diagnóstica ocorre com exames de imagem, quando necessária, como radiografia, ressonância magnética e cintilografia óssea.

Quais os locais mais comuns de fratura de estresse no corredor?

Ramo púbico, fêmur, patela, tíbia, fíbula, calcâneo, talus, navicular, metatarso, sesamóide.

Fonte: runnersworld.com.br

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page