Entenda a importância de praticar atividade física após os 40 anos
- Gabriella Poisl
- 30 de abr. de 2019
- 1 min de leitura
Levantamento publicado na revista científica de medicina Jama, feito com 315.059 participantes, constatou redução de mortalidade para todas as causas (incluindo doenças cardiovasculares e câncer) de 29% a 36% entre as pessoas que se exercitam desde a adolescência. Já para quem começou a praticar atividade física depois dos 40 anos esta taxa atinge 32% a 35%.
Os pesquisadores afirmam que, apesar da prática de atividade física em longo prazo ser importante para diminuir a mortalidade, há evidências de que se tornar ativo mais tarde na vida adulta (entre 40 e 61 anos) também proporciona benefícios à saúde.
Quer mais uma razão para investir em você? A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a atividade física em qualquer fase da vida reduz taxas de doenças. Isso porque pessoas sedentárias têm até 30% mais riscos de morte por doenças do coração e diabetes comparadas a quem faz no mínimo 30 minutos de atividade física por dia, cinco vezes por semana, sejam elas moderadas ou vigorosas.
Há um leque grande de atividades possíveis para homens e mulheres a partir dos 40 anos. Aqui estão algumas sugestões:
O treinamento de força como a musculação vai atenuar os efeitos avassaladores do envelhecimento. Pode aumentar ou manter a massa muscular, força e potência, melhorando, consequentemente, a composição corporal. A musculação, além de tudo, é democrática.
O treinamento funcional, por sua vez, tem diversos benefícios. Quando bem feito e instruído, trabalha várias valências físicas em uma única modalidade. Além disso, uma de suas principais vantagens é que há um menor índice de lesão na comparação com atividades como o crossfit.
Fonte: Portal Terra







































































Comentários