top of page

A importância dos alongamentos para a saúde

Infelizmente, encontro pessoas, praticantes de atividade física ou de alguma modalidade esportiva que não possuem o hábito de realizar exercícios de alongamento. Pouco valor ainda é dado à flexibilidade, que é um importante componente da aptidão física e que está relacionado à saúde e ao desempenho em esportes de alto rendimento. Para manter ou aumentar a capacidade da flexibilidade corporal já existente é necessário realizar exercícios de alongamento.

Alongamentos são exercícios que buscam a promoção de maiores níveis de flexibilidade. Possuem, como um dos seus objetivos, melhorar ou manter a mobilidade das articulações e a elasticidade dos músculos. Esses exercícios são estímulos de acréscimo de extensibilidade muscular e de outras estruturas, mantidos por tempo determinado.

Um programa de alongamento pode resultar em inúmeros benefícios, como relaxamento do estresse e da tensão, eliminação ou redução do incômodo dos nódulos musculares, aumento do relaxamento muscular de esforços adicionais decorrentes do trabalho ou do desporto praticado. Além disso, o alongamento evita e/ou elimina problemas posturais que alteram o centro de gravidade, promovendo adaptação muscular, aliviando câimbras musculares e reduzindo o risco de lesão ou dores.

Pela sua facilidade de execução, a maioria dos alongamentos pode ser feita, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus e em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer o bem-estar.

Entretanto, é necessário aprender a forma apropriada de executar os alongamentos para alcançar os resultados e evitar lesões. Para isso, procure um profissional de Educação Física, que possui conhecimento para lhe orientar corretamente, fazendo com que realize os exercícios de maneira saudável e segura.

Então, não esqueça: a flexibilidade corporal também é indispensável para uma boa qualidade de vida!

Fonte: Artigo de Patricia Franco Rabello, Mestre em Educação Física pela Unicamp, no site opopularmm.com.br

Entrevista Exclusiva
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page