Conheça problemas de coluna que uma mochila pesada pode causar
- Gabriella Poisl
- 19 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
As aulas já começaram e um cuidado que muitas vezes passa despercebido deve entrar no nosso radar: as mochilas escolares. O excesso de peso que se carrega nas costas durante o ano letivo pode fazer muito mal à coluna, afetando, inclusive, a postura, acarretando em problemas a curto e longo prazo.
Segundo informações publicadas em um estudo no Archives of Disease in Childhood, o peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso do seu corpo. No entanto, o peso médio desses utensílios usados por estudantes era de quase sete quilos: mais de 60% estavam carregando mochilas com peso superior aos 10% permitidos e um em cada cinco carregava uma mochila que pesava mais de 15% do seu próprio peso.
A pesquisa, que contemplou 1.403 alunos com idades entre 12 e 17 anos em 11 escolas no noroeste da Espanha, ainda mostrou que um em cada quatro alunos disse ter sofrido com dores nas costas por mais de 15 dias durante o ano anterior, sendo a escoliose a principal queixa (responsável por 70% dessas dores). Os outros 30% foram atribuídos a dores lombares ou contraturas.
Veja abaixo os principais problemas que podem ser causados à coluna:
Escoliose: a coluna entorta para um dos lados e deixa um ombro mais alto que o outro. Isso pode acontecer se você carrega a carga em apenas um dos ombros. Os sintomas são dores nas costas, braços e pernas.
Hiperlordose: o bumbum fica empinado porque há um aumento da curva que fica próximo à base da coluna. O sinal do problema costuma ser principalmente dores nas pernas.
Hipercifose: aumento da curvatura no meio das costas, deixando ombros e pescoço inclinados para frente e formando uma corcundinha. Os sintomas são dores nas costas, braços e mãos.
Pinçamento do nervo: a coluna tem uma espécie de amortecedor entre uma vértebra e outra. A má postura ou movimentos bruscos podem fazer com que ele saia do lugar e comprima a medula, resultando em dor aguda na hora de fazer um determinado movimento.
Hérnia de disco: Quando aquele amortecedor (ou disco) sai do lugar, pode dar origem a uma hérnia na coluna, limitando os movimentos.
Conhecidos os problemas, saiba qual é a mochila ideal, segundo orientações do Dr. Rafael Fonseca, ortopedista e membro titular das Sociedades Brasileira e Americana de Ortopedia e Traumatologia:
- Deve ter alças largas e acolchoadas;
- Ajustáveis nos ombros;
- Acolchoado na parte de trás;
- Compartimentos no interior (para que os itens mais pesados possam descansar contra as costas);
- Alças ajustadas de modo que a parte inferior da mochila, quando cheia, não fique a menos de quatro centímetros abaixo da cintura;
- Mochilas nunca devem ser usadas em um ombro só.
Fonte: vidasaudavel.gazetaesportiva.com

Comments